segunda-feira, 18 de março de 2013

Tendinite de Quervain


A tendinite de DE QUERVAIN é um problema comum, e consiste em umas das queixas mais comuns do consultório do ortopedista, especialmente se o medico é especialista em membro superior.

Todavia, ela não é um situação causada por esforço ou excesso de uso, como acontece com a maioria das tendinites. E, para que se entenda o problema, é preciso se conhecer um pouco da anatomia do punho.

UM POUCO DE ANATOMIANo dorso do punho, existem vários tendões, que tem como função esticar os dedos. Estes tendões são chamados de tendões extensores.

Os tendões extensores passam, no dorso do punho, na transição entre o antebraço e mão, por 6 “túneis”. Estes “túneis” existem para que os tendões possam fazer força sem que o sentido desta força se altere – assim, pode-se dizer que os “túneis” do dorso do punho fazem com os tendões extensores não “saiam do rumo certo”, toda vez que esticamos os dedos.

O  “chão”  deste túneis é o próprio osso, e o “teto” é composto por um ligamento, endurecido, que chamamos de “polia”. 

E, da mesma forma que um carro só passa por túnel se couber dentro do mesmo, os tendões funcionam bem dentro de seus túneis porque cabem dentro deles. E é justamente aí que o problema acontece.

A tendinite de DE QUEVAIN é uma situação que se caracteriza pelo desequilíbrio entre o tamanho do tendão e o tamanho do túnel. Ocorre um espessamento do “teto” ( ou seja, da polia), o que faz com que o volume do túnel diminua. Desse modo, os tendões passam a ficar “apertados”, e consequentemente a região começa a doer. Virtualmente, os 6 túneis podem sofrer este fenômeno, mas na prática isso acontece no primeiro túnel extensor, que fica logo abaixo do polegar. Pelo primeiro túnel, passam dois tendões chamados de extensor curto do polegar e abddutor longo do polegar.  

O tratamento pode ser médico, através de infiltração de corticóides, cirúrgicos qdo em graus mais avançados e nos dois casos a Fisioterapia e Acupuntura podem ser dois grandes aliados no alívio da dor e melhora do quadro.
 b                                                    

Fonte:
http://web.taktos.com.br/new/index.php?option=com_content&view=article&id=70:tendinite-de-de-quervain-&catid=37:maos-e-punhos&Itemid=69



Um comentário:

  1. excelente artigo, parabéns!! era o que eu estava procurando.
    Abços

    ResponderExcluir